quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ATIVIDADE - 2.5 PROINFO



LEI DA FICHA LIMPA – 2012

A decência e a honra são obrigações de todo cidadão e assim é importante na vida política que todos tenham um comportamento exemplar no trato do dinheiro público e nos atos da administração pública. Nesse contexto uma lei de iniciativa popular tem agora a sua validade para as eleições deste ano confirmada pelo Supremo Tribunal Federal a mais alta corte do país.
A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.
Quem sabe agora os candidatos que se apresentarem nas próximas eleições possam mudar a visão de grande parte da população que todo político é ladrão e que se faça uma política em que a corrupção seja a exceção da regra.

Sabemos que uma lei não impedirá a ascensão de corruptos, mas já é um grande passo para que cada cidadão fiscalize mais seus representantes políticos, principalmente através das informações obtidas por meio das redes sociais.

            A lei da Ficha Limpa valendo já para as eleições de outubro força certa modificação nos quadros dos partidos em que novas lideranças poderão surgir e assim a tão esperada oxigenação se fará sentir. Só nos resta agora a escolha de políticos com ética e projetos consistentes em que a transparência aliada ao trabalho pela comunidade seja o foco principal de uma administração pública. Isso é cidadania e a lei da Ficha Limpa já um bom começo.

            Profª: Katianne Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário