CURSO DE
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE
2: INTENET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.
CURSISTA:
KATIANNE SILVA DE MEDEIROS
TUTORIA:
PAULA EDILMA
ATIVIDADE
2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.
*TEMA:
Tabela Periódica
*DISCIPLINA:
Ciências
*ESCOLA:
Escola Municipal de Nossa Senhora
*PÚBLICO
ALVO: 9º ano do Ensino Fundamental
*JUSTIFICATIVA:
Possibilitar
o aprendizado dos educandos sobre situações que envolvam elementos constituídos
na Tabela Periódica, bem como, interagi-los ao uso da internet como ferramenta
de estudo.
*CONTEÚDOS:
- Tabela
Periódica;
-
Histórico;
-
Elementos Químicos;
-
Períodos ou Séries Famílias ou Grupos;
-
Configuração Eletrônica
- Organização,
classificação e localização dos elementos na Tabela Periódica;
- Metais,
Ametais e Gases Nobres;
-
Propriedades Periódicas;
*OBJETIVOS:
-
Compreender a organização periódica atual;
-
Conhecer o histórico, desde o primeiro modelo de tabela periódica até chegar à
que existe atualmente;
- Saber
identificar os elementos químicos que compõem a Tabela Periódica;
-
Reconhecer os períodos ou séries que compõem a Tabela Periódica;
-
Conhecer o número de elementos que compõem cada período da Tabela Periódica;
-
Compreender a classificação: metais, ametais, gases nobres ou terras raras;
-
Identificar as propriedades periódicas: raio atômico, raio iônico, afinidade
eletrônica e energia de ionização;
-
Reconhecer problemas relacionados a química e a tabela periódica;
*METODOLOGIA:
- Aula
Expositiva e Dialogada;
-
Demonstração de alguns elementos que compõem a Tabela Periódica;
- Aulas de
multimídia;
-
Utilização da Tabela Periódica do Programa Rived - Linux
-
Pesquisas em revistas, Jornais e internet;
- Confecção
de um hipertexto coletivo sobre cada elemento principal que compõe a Tabela
Periódica.
*RECURSOS
DIDÁTICOS:
- Livros;
-
Jornais;
-
Revistas;
-
Data-show;
-
Utilização da Tabela Periódica;
- Laboratório
de Informática;
-
Elementos da Tabela Periódica para servir de exemplo;
*AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser qualitativa e quantitativa,
contínua, permanente, verificando o grau de aprendizagem dos alunos e
motivando-os na busca do conhecimento, essa avaliação deverá ocorrer através de
observação, pesquisas trabalhos, seminário e provas.
*FONTES
BIBLIOGRÁFICAS:
GUIZZO,
João; Química Sardella,volume único, 5ª edição, 1ª Impressão, São Paulo,
editora Ática, 2003.
FELTRE,
Ricardo, Química Geral, volume 1, 6ª
edição, São Paulo, Moderna 2004.
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