quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ATIVIDADE 2.6 PROINFO

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET


CURSO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 2: INTENET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA.
CURSISTA: KATIANNE SILVA DE MEDEIROS
TUTORIA: PAULA EDILMA

ATIVIDADE 2.6: Planejando uma atividade com hipertexto ou internet.

*TEMA: Tabela Periódica
*DISCIPLINA: Ciências
*ESCOLA: Escola Municipal de Nossa Senhora
*PÚBLICO ALVO: 9º ano do Ensino Fundamental

*JUSTIFICATIVA:
 Possibilitar o aprendizado dos educandos sobre situações que envolvam elementos constituídos na Tabela Periódica, bem como, interagi-los ao uso da internet como ferramenta de estudo.

*CONTEÚDOS:
- Tabela Periódica;
- Histórico;
- Elementos Químicos;
- Períodos ou Séries Famílias ou Grupos;
- Configuração Eletrônica
- Organização, classificação e localização dos elementos na Tabela Periódica;
- Metais, Ametais e Gases Nobres;
- Propriedades Periódicas;

*OBJETIVOS:
- Compreender a organização periódica atual;
- Conhecer o histórico, desde o primeiro modelo de tabela periódica até chegar à que existe atualmente;
- Saber identificar os elementos químicos que compõem a Tabela Periódica;
- Reconhecer os períodos ou séries que compõem a Tabela Periódica;
- Conhecer o número de elementos que compõem cada período da Tabela Periódica;
- Compreender a classificação: metais, ametais, gases nobres ou terras raras;
- Identificar as propriedades periódicas: raio atômico, raio iônico, afinidade eletrônica e energia de ionização;
- Reconhecer problemas relacionados a química e a tabela periódica;

*METODOLOGIA:
- Aula Expositiva e Dialogada;
- Demonstração de alguns elementos que compõem a Tabela Periódica;
- Aulas de multimídia;
- Utilização da Tabela Periódica do Programa Rived - Linux
- Pesquisas em revistas, Jornais e internet;
- Confecção de um hipertexto coletivo sobre cada elemento principal que compõe a Tabela Periódica.

*RECURSOS DIDÁTICOS:
- Livros;
- Jornais;
- Revistas;
- Data-show;
- Utilização da Tabela Periódica;
- Laboratório de Informática;
- Elementos da Tabela Periódica para servir de exemplo;

*AVALIAÇÃO:
A avaliação deve ser qualitativa e quantitativa, contínua, permanente, verificando o grau de aprendizagem dos alunos e motivando-os na busca do conhecimento, essa avaliação deverá ocorrer através de observação, pesquisas trabalhos, seminário e provas.

*FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
GUIZZO, João;  Química Sardella,volume único, 5ª edição, 1ª Impressão, São Paulo, editora Ática, 2003.
FELTRE, Ricardo, Química Geral, volume 1, 6ª edição, São Paulo, Moderna 2004.



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