terça-feira, 28 de agosto de 2012


WEBQUEST  

A webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas desde o ensino fundamental até o ensino superior.
Diante de tantas informações na Internet, a Webquest funciona como um roteiro para alunos realizarem buscas mais eficientes e interagir com as informações. Desta forma, é uma página construída com alguns links e apresenta a seguinte estrutura: introdução, tarefa, processo, recursos, orientações, conclusão e avaliação.
A webquest, como projeto de aprendizagem, sempre parte de um tema ou de uma questão problematizada definidos pelo grupo e propõe tarefas indicadas pelo educador que envolvem consultas às fontes de informações, seja na web ou não. A busca por tais informações favorece a participação dos alunos na contribuição final que pode ser uma produção oral, escrita, eletrônica ou a critério do educador e do grupo.
Através da utilização deste recurso didático, vinculados a temas como situações do mundo real ou que despertem interesse nos alunos, a webquest possibilita desenvolver um pensamento reflexivo e crítico dos educandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário