sexta-feira, 7 de setembro de 2012

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONHECIMENTO DE HIPERTEXTO


O termo hipertexto surgiu na década de 60 por Theodore Nelson para exprimir a ideia de um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
Em outras palavras, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
 O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World wide web , no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Portanto, o hipertexto é um texto utilizado pela mídia em que se inserem links de navegação em palavras-chaves, onde um usuário ao acessar um ponto determinado, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário