domingo, 18 de novembro de 2012

HANS HOLBEIN (1497-1543)

Hans Holbein, o Moço ou o Jovem, nasceu em Augsburg, "uma próspera cidade mercantil que mantinha estreitas relações de comércio com a Itália". Oriundo de uma família de pintores (o pai era um mestre respeitado) e sendo invulgarmente arguto, não tardou em absorver-se nas realizações dos artistas setentrionais e italianos. Suas principais áreas de atuação artísticas foram as regiões das atuias Alemanha, Suíça e Inglaterra. Estava a caminho de se tornar o mais eminente mestre dos países de fala alemã quando o turbilhão da Reforma põs fim a todas as esperanças. 
As regiões onde atuou foi caracterizado pelos embates entre a Igrja Católica e pelos grupos que condenavam algumas práticas empregadas pela Igreja na época. Trata-se, portanto, do contexto da Reforma, que foi mais explícita nas regiões do norte da europa, principalmente na região das atuais Alemanha e Holanda. Também é importante destacar qua na Inglaterra, durante o reinado de Henrique VIII, aconteceu uma ruptura religiosa quando foi instituído o Anglicanismo e realizado um novo casamento do rei Henrique com Ana Bolena. Um detalhe interessante a ser destacado : o ano de produção da obra Os embaixadores é o mesmo do segundo casamento do rei Henrique.
Diante disso, pode-se dizer que o principal mecenas de Hans Holbein foi a Casa Real inglesa, durante o reinado de Henrique VIII,onde permitiria viver e trabalhar. Suas principas obras foram: Os embaixadores, Retrato de mulher, Henrique VIII, Retrato de um mercador Hanseático, entre outras.

Esse resumo foi realizado pela professora Katianne para ser utilizado como fonte de pesquisa para os alunos do 1º ano do EJM.
Bons estudos, galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário